![](https://1.bp.blogspot.com/-y2Fa06Ck1ao/YHHXEAGdhWI/AAAAAAAAI2A/4-8hKSKJVbcoc3uX564SjLKr_EjexuCWwCLcBGAsYHQ/s16000/Hatano%2BBanner.png)
Entrevista com o criador e administrador do TibiaCast: John!
Tenha uma ótima leitura e divirta-se!
![]() |
www.TibiaCast.com |
[TibiaMisterios] David Stardust: Olá, John! Nós do “Tibia Mistérios” estamos muito felizes
por entrevistar uma pessoa tão importante para a comunidade Tibiana de hoje em dia. Sinta-se
livre para responder apenas o que você quiser.
John: Okay, estou feliz por realizar essa entrevista.
[TibiaMisterios] David Stardust: Quando você começou a jogar Tibia e porque você começou a jogar?
John: Eu meio que comecei a jogar por volta de 2002, um amigo meu do Diablo II estava jogando e me enxia o saco para começar a jogar também.
Eu realmente não gostei muito de Tibia no primeiro momento, mas eu me interessei um pouco mais no início de 2003, quando alguns mundos foram criados.
[TibiaMisterios] David Stardust: Então, você prefere o Tibia de hoje em dia do que o Tibia de 2003?
John: Na verdade não, eu não jogo ativamente desde 2007.
[TibiaMisterios] David Stardust: Posso imaginar que seria complicado, você deveria ter muito trabalho com o TibiaCast. Mas, quando você jogava, o Tibiacast influênciou no seu jogo? Você recebia "KS", "luravam" em você ou "Pklizavam" por isso?
John: Bem, considerando que meu personagem principal é um nível 22 em Rookgaard, Nope. :P
Eu tive alguns outros no passado, mas os meus últimos dias em Tibia foram gastos em rookgaard, longe de todos os “Power Abusers”.
[TibiaMisterios] David Stardust: Hehe, isso é algo bom. Agora, vamos falar sobre o TibiaCast, mas primeiro qual é a sua opinião sobre antepassados do TibiaCast, como TibiaCam?
John: Eles foram bem, eu suponho. Eu realmente não usei muito, então eu não tenho uma opinião formada sobre isso.
[TibiaMisterios] David Stardust: Como TibiaCast foi criado e quando você decidiu criá-lo?
John: A primeira versão durou 3 dias de provas de conceitos, que eu fiz depois de Alexander (a outra metade do TibiaCast) pensei que seria uma idéia legal e rápida de fazer. Isso foi em 2005, e não parecia em nada com o que temos hoje, você tinha que relogar para cada novo espectador. :P
[TibiaMisterios] David Stardust: Completamente diferente de hoje em dia mesmo. Quando TibiaCast se tornou popular?
John: Sim, mas depois de alguns meses ele começou a se parecer com o que temos hoje, com um canal de bate-papo e tal.
Setembro 2009 ele
se tornou popular. Ele ficou muito tempo na “prateleira”, entre 2005 e 2008,
nós lançamos algumas novas versões de vez em quando, mas ninguém parecia estar
interessado nele naquela época. Nós não colocamos esforços nele até o início de
2009, quando fiquei desempregado e em uma extrema necessidade de dinheiro. : P
[TibiaMisterios] David Stardust: Posso imaginar que alguma atualização ou algo aconteceu para torná-lo o grande sucesso que o TibiaCast é hoje.
John: Bem, não realmente. : P
O que aconteceu foi que o administrador do TibiaBR de repente ficou sabendo do TibiaCast, e pensamos que era incrível o suficiente para colocá-lo na primeira página do TibiaBR.
Depois disso, nós passamos de cerca de uma dúzia de transmissões on-line durante o horário nobre, para cerca de duas centenas durante a noite.
Então, não é uma grande atualização. Apenas um golpe de sorte.
[TibiaMisterios] David Stardust: Percebemos que você tem uma boa relação com administradores de Fansites. Qual é a sua opinião sobre fansites e quais tipos você mais gosta? Estatísticas? Diversão? Mistérios?
John: Fansites geralmente são positivos, pois eles mantém viva e respirando a parte "justa" do jogo, em grande medida, há mais em Tibia do que apenas os níveis e poder.
Pessoalmente, eu prefiro fansites com uma comunidade viva, independentemente do assunto do fansite.
[TibiaMisterios] David Stardust: Hmm, ok. Estamos felizes em saber sua opinião sobre fansites :p
John: ^ ^
[TibiaMisterios] David Stardust: Quantas pessoas trabalham com você no Tibiacast?
John: É só eu e Alexander, eu não me sinto seguro em confiar em outras pessoas, além dele. Nem mesmo em uma pequena parte. : P
Alexander estava ativo no primeiro ano, então
ele foi para a escola e sumiu do mapa por cerca de quatro anos (exceto nos
verões), por isso fiquei sozinho na maior parte do trabalho. Eu
nunca vou ter outros "ajudantes" pois eu considero o risco deles
abusarem de seu poder, que seria muito pior do que qualquer benefício, você só
precisa ver o mesmo tanto que Cipsoft viu isso, seus
gamemasters eram um grupos bastante danificados.
[TibiaMisterios] Getshock: hahahhaa.
[TibiaMisterios] David Stardust: Eu entendo. O TibiaCast na maioria do tempo funciona bem para todos, mas foi muito difícil de fazer? Como você e Alexandre tinham que lidar com problemas no Tibiacast? Problemas aleatórios com conexão, etc?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8V6EpBY8CKr02K34sTcz_rj0fS3NkOdSTV4ZJM0Jabmdsq3D-AiWnujpTghvFbrU-awh0BOj8jFdvRXp96TfSFW_2v0cYKRrGSUR-DgWTcSRAeHAbhDAuVdS7yzcIFVqk3P2MSTx6J-8/s1600/headdesk.jpg)
Além disso, o suporte ao cliente nem sempre é fácil, especialmente manter as coisas organizadas.
Há sempre alguma guerra em algum mundo que fica fora de ordem e as pessoas começam a postar coisas indecentes sobre o outro na seção de gravações, tudo variando de racismo mesquinho para fotos nuas e endereços RL das vítimas. Depois de um tempo, torna-se bastante deprimente lidar com tudo isso.
[TibiaMisterios] David Stardust: Posso imaginar que precisa de um monte de tempo e esforço para lidar com essas coisas.
John: Eles fazem isso no TibiaCast, porque eles seriam reportados (e, em seguida, excluído) se eles fizeram isso no Tibia. Eles tentam usar TibiaCast como um porto seguro para o seu comportamento de merda.
[TibiaMisterios] David Stardust: Você espera no futuro, ter uma relação mais estreita com Cipsoft, e com isso ajudar a encontrar mais botters ou qualquer tipo de pessoas fazendo coisas contra as regras do jogo? Os usuários do TibiaCast podem filmar botters, por exemplo.
John: Eu gostaria, mas eles não deram nenhuma indicação de que eles estão interessados em qualquer coisa assim. Quanto aos botters, a Cipsoft provavelmente sabem quem são eles.
[TibiaMisterios] David Stardust: Bem, nós já conversamos muito sobre Tibiacast. Vamos falar um pouco sobre o John na vida real agora.
[TibiaMisterios] David Stardust: Onde você nasceu e qual é a sua idade, John?
John: Eu cresci em Umeå, uma pequena cidade ao norte da Suécia, e eu tenho 25 anos.
[TibiaMisterios] David Stardust: O que você está estudando ou o que você estudou no passado?
John: Eu comecei a trabalhar como programador em linha direta, fora do colégio. Venho fazendo isso desde então.
[TibiaMisterios] David Stardust: Como surgiu seu interesse por ser um programador?
John: Eu realmente não me lembro, eu venho fazendo isso há tanto tempo que mal posso me lembrar. Eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa. :P
[TibiaMisterios] David Stardust: Eu posso imaginar que você teve alguns jogos favoritos antes de Tibia? Que jogos te inspiraram no passado?
John: Como mencionei anteriormente, eu joguei muito Diablo II. Eu praticamente viví no jogo por alguns anos, isso é tudo. Eu sou mais um cara “single-player”, seja ele de estratégia baseado em turnos ou um simples RPGs. Atualmente estou tentando jogar “Age of Wonders 3” no pouco tempo livre que tenho.
[TibiaMisterios] David Stardust: Hehe um amante de RPGs :P
Você tem algum passatempo, John? Você gosta de praticar algum esporte?
John: Eu realmente não tenho nenhum tempo de sobra depois do trabalho nos dias de hoje, mas eu costumava jogar “Badminton” competitivamente.
![]() |
Partida de Badminton! |
Posso retornar
novamente se a minha situação no trabalho melhorar, supondo que eu ainda me
lembro de como segurar uma raquete.
[TibiaMisterios] David Stardust: Haha, realmente esperamos que sim.
[TibiaMisterios] David Stardust: Quem vai ganhar a Copa do Mundo Brasil?
[TibiaMisterios] David Stardust: Haha, realmente esperamos que sim.
[TibiaMisterios] David Stardust: Quem vai ganhar a Copa do Mundo Brasil?
John: Eu não tenho ideia. :|
Eu não tenho
seguido futebol há anos, mas eu suponho que pode ser qualquer um dos países "top"
do passado. :P
[TibiaMisterios] Getshock: hahahha.
[TibiaMisterios] David Stardust: Hehe, ok. John, tivemos um tempo maravilhoso nesta entrevista. Para terminar eu vou fazer as últimas perguntas.
John: Tudo bem. :O[TibiaMisterios] Getshock: hahahha.
[TibiaMisterios] David Stardust: Hehe, ok. John, tivemos um tempo maravilhoso nesta entrevista. Para terminar eu vou fazer as últimas perguntas.
[TibiaMisterios] David Stardust: Qual é o seu mistério favorito no Tibia? Warlord Sword, por exemplo?
John: A pick-hole em Shadowthorn.
Você sabe que a sala com um ciclope em Shadowthorn?
Na passagem acima dele, há um buraco. Eu nunca consegui descobrir por que ele está lá.
[TibiaMisterios] Getshock: Warlord Sword?
John: Ah, nah, ele provavelmente não tem nada a ver com a Warlord Sword.
É apenas uma pick-hole acima de um spawn aparentemente normal.
[TibiaMisterios] Getshock: :O
John: Talvez não seja o mais emocionante de mistérios, mas está preso comigo por um bom tempo. : P
[TibiaMisterios] David Stardust: Hahaha
John: A maioria dos outros "mistérios" são um pouco óbvio demais, de certa forma.
Eu quero dizer, pegar o “Blessed Shield” em Hellgate ou o Great Shield em MoLS - já sabemos a recompensa, e principalmente que não há nenhuma maneira de obtê-los.
O mesmo pensamento vale para Serpentine Tower, está tudo lá a vista na planície. Zombando de nós. A pick-hole simplesmente está lá, e isso é tudo. Quem colocou lá? Por que eles colocariam lá? Eles estavam bêbados? Era uma piada?
[TibiaMisterios] David Stardust: Fizeram isso para nos confundir, John :/Agora, não consigo mais dormir por causa disso.
[TibiaMisterios] Getshock: hahahaha...
John: E assim, propagando a maldição. :O Há um monte de lugares assim, mas Shadowthorn é o meu favorito. : P
[TibiaMisterios] David Stardust: O que você espera para o futuro do Tibiacast? Você está planejando algo para torná-lo uma empresa maior, ou você está feliz como está e pretende mantê-lo desta forma no futuro?
John: Eu sou mais ou menos feliz com ele e como ele é.
Não é particularmente emocionante ouvir isso, mas os Tibianos não gostam de mudanças.
Toda vez Cipsoft faz alguma coisa, não importa o quão pequeno, é automaticamente ruim.
Toda vez que faço alguma coisa, não importa o quão pequeno, é automaticamente ruim.
[TibiaMisterios]
David Stardust: É por isso que estamos aqui. Para
fazer com que as pessoas se interessem por mistérios tibiano.
John:
A opinião pública não faz com que eu faça o que eles querem, existem certos motivos
para manter as coisas como elas estão. Eu sei que posso manter o atual nível de
suporte ao cliente e uma boa estabilidade para o futuro, isso é o mais
importante. :P
[TibiaMisterios]
David Stardust: Totalmente de acordo.
John:
Eu não tenho motivos para jogar tudo pro alto, o que eu construí durante os
últimos cinco anos em uma “aposta”.
[TibiaMisterios]
David Stardust: Que
conselho você gostaria de dar para os tibianos que irão ler esta entrevista?
John: Essa é uma pergunta bastante ampla. Para dar uma resposta ampla: “Preencha o que está vazio, esvazie o que está cheio, e coçar onde coça”. :P
(Fill what
is empty, empty what is full, and scratch where it itches. :P)
[TibiaMisterios] David Stardust: Obrigado por nos dar a oportunidade de realizar essa entrevista, John! Esperamos o melhor para você e para o Tibiacast!
John: Sem problema, igualmente. Se cuidem! ^ ^
0 Comentários